quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Os Cinco Pilares da Medicina Tradicional Chinesa (parte 1)


Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de DEUS! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutável os seus caminhos.” Rm 11.33

Antes de iniciar a falar sobre este assunto tão relevante venho mostrar a minha pequinês, diante dos mistérios do Criador, que por diferentes maneiras possibilitou ao homem encontrar uma forma de cuidar de sua saúde. E mesmo assim o corpo humano e o meio que vivemos tem tantas coisas das quais nem podemos imaginar.

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos. As referências mais antigas da literatura datam da dinastia Han, século II a.C. Esse sistema se alicerça em 5 teorias:

1º Energia Qi

O termo chinês empregado para descrever os vários tipos de energia em nosso corpo é Qi. O Qi é uma vibração sutil que pode ser sentida, mas não vista ou mensurada.
O Qi em nosso corpo pode ser comparado com o fluxo de água. A água flui numa região através de lagos, rios e córregos. Um fluxo de água equilibrado descreve uma quantidade normal, boa, fluida através da região sem enchentes ou secas em qualquer área. Sua limpeza também é importante, a água estagnada ou bloqueada, torna-se suja e tende a desenvolver problemas, enfim, para uma boa saúde geral da região é importante ter um volume suficiente e uma circulação de água limp, portanto ter Qi suficiente e com bom fluxo são ingredientes gerais da boa saúde. Quando exite um problema com a quantidade, qualidade e o fluxo de Qi acontece o inicio de uma doença.

O foco do tratamento da MTC é encorajar o fluxo do Qi. Isso pode ser feito de varias maneira, tanto elevando o seu nível quanto removendo o seu bloqueio que impedem o seu fluxo.

2º Teoria Yin-Yang

Os chineses antigos, apaixonados em observar os FENÔMENOS da natureza arrumaram o mundo em yin e yang. A palavra que melhor define essa relação é EQUILIBRIO ou HARMONIA. O yin e o yang são oposto embora unidos e interdependes.
- O yin, sendo a quietude, o repouso, a noite, o frio, a água, o negativo,
- O yang, sendo o movimento, o dia, o luminoso, o calor, o fogo, o positivo,
Porém, nada é yin ou yang inteiramente. Quando um atinge sua expressão máxima, transforma-se no outro.
A busca pela harmonia é o principal na MTC.


Em breve parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário